Vocês acreditam que o verdadeiro amor deve ser nutrido mesmo nas circunstâncias menos favoráveis?

Oi, pessoal.

Eis o pato saindo das sombras! (risos) Gostaria de saber: o amor verdadeiro deve continuar "vivo" mesmo nas circunstâncias mais desfavoráveis (como a falta de reciprocidade) ou o melhor é deixar a ficha cair e partir para outra? A persistência e a esperança de um romance pouquíssimo provável ou absolutamente incerto descreve a força do sentimento? A "teimosia" é uma virtude nesse caso ou a pessoa estará prejudicando a si mesma e perdendo tempo?

Baseando-se no contexto romântico, existe aquela idéia de que o amor é eterno e supera quaisquer barreiras e problemas. Mas uma planta pode (e deve) subsistir nos terrenos mais estéreis e secos? Como vocês vêem essa situação, amigos? Pensemos na ausência de reciprocidade. Se você já fez de tudo e ama verdadeiramente uma pessoa... e esse sentimento não é retribuído por quaisquer justificativas legítimas, como você avalia a insistência? Isso é algo produtivo?

Em parte, acho nobre a iniciativa de investir em algo que não traz frutos concretos e à altura, mas deve-se continuar com esse procedimento assim? Certamente vocês devem conhecer histórias de pessoas que foram digamos... muito perseverantes na possibilidade iniciarem um romance com seu "target"... histórias essas que provavelmente não irão dar em nada... mas ainda assim, o coração persiste... mesmo a despeito da razão dizer o contrário. O que acham disso?

Minha intenção é estimular a discussão a respeito do tema.

Abraços cheios de penas!

Update:

Réplica da melhor resposta e breves comentários: a maioria das respostas compartilham um raciocínio semelhante. Não irei citar pontuamente cada opinião porque não desejo desmerecer ou enaltecer a participação de qualquer um. No entanto, escolho a resposta da Livy por olhar o amor não-correspondido por um prisma diferente. Realmente me parece ser um ponto de vista inovador e até surpreendente. Sim, concordo que esse sentimento possa transformar nossa existência e, consequentemente, trazer benfeitorias. realmente é maravilhoso nos sentir vivos, como ela mesma disse. Eu mesmo já vivenciei amores platônicos e sem reciprocidade em outros tempos (embora deva dizer que preferiria ser correspondido, obviamente). Maaas... os tempos são outros e minhas expectativas são bem diferentes. Embora o amor não seja mesquinho ou interesseiro, acredito sim que existam pré-requisitos para mantê-lo e conservá-lo bem. Mesmo porque tenho interesse em construir uma vida a dois a mulher que amo...

Update 3:

... com certa tristeza um lindo amor não-correspondido, embora esse seja um fato natural na vida. Volto a dizer: é claro que não podemos escolher de quem iremos gostar, mas com o andar da carruagem podemos (devemos) avaliar se esse amor é contraproducente ou não. Da mesma forma, acho louvável a iniciativa de lutar pela pessoa amada e tentar conquistá-la. Porém, acho importante e sensato termos consciência de saber onde a luta é válida, mesmo porque nem tudo encontra-se em nossas mãos. Respeito, dignidade e amor próprio sempre!

Agradeço de coração a todas as participação. Sinto que a pergunta trouxe pontos de vistas interessantes e uma boa discussão. =] Obrigado, pessoal! Aliás, fiquei feliz com as palavras carinhosas e gentis dedicadas à minha pessoa.

Abraços empenados do pato!

Please enter comments
Please enter your name.
Please enter the correct email address.
You must agree before submitting.

Answers & Comments


Helpful Social

Copyright © 2024 1QUIZZ.COM - All rights reserved.