Qual é o trâmite jurídico do processo de divórcio na reta final (após expedido mandado de averbação)?

Após um relativamente demorado trâmite no âmbito da Defensoria Pública, o requerente do processo de DIVÓRCIO DIRETO LITIGIOSO recebeu uma carta anteontem informando que deveria comparecer à Vara de Família da cidade onde reside para retirada do documento chamado MANDADO DE AVERBAÇÃO (do divórcio, claro). Pois bem, ele foi ontem mesmo ao Fórum e retirou o documento, no qual a juíza manda que o oficial do cartório "proceda à margem do assento de casamento a necessária averbação, de modo a ficar consiginado que por sentença datada de 31/8/2010 (etc etc), foi decretado o divórcio". Obs.: data do trânsito em julgado = 21/10.

Sendo assim, a pessoa conseguiu uma folga no trabalho já para hoje, de forma que possa ir ao Cartório de Registro Civil de São José dos Campos/SP, onde se casou (atualmente, mora em São Bernardo do Campo) para dar prosseguimento. Aqui surge a principal dúvida (a propósito, entendo que a Defensoria Pública deveria deixar claro o trâmite já na carta, para não deixar o requerente ansioso nem fazê-lo perder tempo com encaminhamentos errados ou desnecessários..): neste caso, o divórcio é averbado na hora, na certidão de casamento, ou ele tem de esperar alguns dias, conforme pesquisa por cima que fiz em alguns fóruns virtuais de Direito Civil? Isso é o que eu havia entendido, que em algumas horas (ou na pior das hipóteses, alguns dias, dependendo do cartório), o sujeito e sua ex estão finalmente divorciados (a mulher forçou o litígio por birra, mas, pelo jeito, a Justiça acabou decretando o divórcio por conta do tempo longo de separação de corpos e porque não há bens a partilhar, visto que o homem deixou tudo para a ex-esposa, e nem assim ela assinou a separação consensual na época).

No entanto, no Fórum, quando pegou o mandado de averbação, o requerente pediu informação sobre o trâmite no cartório e ouviu o funcionário dizer que o processo se estenderia por mais um ano aproximadamente! Em conversa com o cidadão que está se divorciando, e para quem me dispus a ajudar postando uma pergunta aqui, aleguei que, se for assim, para que serviu o alarde em torno da nova lei do divórcio, que promete ser rápido e sem mais burocracias, especialmente após o decreto judicial?

Aguardo retornos. Em resumo, gostaria de saber se o sujeito, após resolver o assunto no cartório, está finalmente divorciado ou não (parece que ainda teria de aguardar uma carta de sentença...), se pode voltar a se casar imediatamente, se ainda precisa esperar mais um trâmite... e, abusando mais um pouco dos senhores advogados, se há que se pagar alguma taxa de cartório, considerando que o processo correu na Justiça gratuita e que ele não pagou nada pelo mandado de averbação no Fórum.

Desde já, muito obrigada pela atenção de todos.

Please enter comments
Please enter your name.
Please enter the correct email address.
You must agree before submitting.

Answers & Comments


Helpful Social

Copyright © 2024 1QUIZZ.COM - All rights reserved.